Bradesco Esportes e Educação

Objetivos

Objetivos do Programa
Estimular a inclusão social de jovens, tendo o esporte como peça-chave no desenvolvimento, é a tradução de um jogo perfeito, em completo sincronismo com a sociedade". Lázaro de Mello Brandão
Presidente do Conselho de Administração da Organização Bradesco

Com mais de 28 anos de existência, o Programa Bradesco Esportes e Educação apoia o desenvolvimento de crianças e jovens, a partir dos 8 anos de idade, por meio da prática esportiva, nas modalidades vôlei e basquete femininos. As atividades ocorrem em seu próprio Centro de Desenvolvimento Esportivo, em um clube de lazer, em centros esportivos municipais, em escolas estaduais e particulares e em Escolas da Fundação Bradesco, todos em Osasco – SP. Cerca de 2 mil meninas são atendidas nos Núcleos de Formação e de Especialistas.

Todas as alunas que compõem os Núcleos de Formação têm acesso garantido à educação esportiva, independentemente de suas características físicas, como peso, altura e habilidades esportivas. A fim de incentivar a educação formal, a matrícula e frequência no ensino regular são exigências para a participação no Programa.
Para as alunas que fazem parte dos Núcleos de Especialistas, além do aprendizado e aperfeiçoamento esportivo, o Programa também oferece, de acordo com a categoria, seguro de vida, plano de assistência médica e odontológica, bolsa auxílio, transporte e alimentação.

Além disso, todas as alunas do Programa recebem uniforme, informações e orientações regulares sobre cuidados pessoais, estresse, adolescência, prevenção ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, o que reitera o compromisso de fazer do esporte uma prática educativa e formadora de cidadãs plenas e atuantes na sociedade.
A prática esportiva, além de contribuir para uma vida mais saudável, possibilita o desenvolvimento de atletas e sua possível profissionalização, criando oportunidade para defenderem o País em seleções brasileiras, fato que tem ocorrido com diversas atletas que passaram pelo Programa.

O Bradesco Esportes e Educação foi o primeiro programa esportivo e social do Brasil a receber recursos da Lei de Incentivo Fiscal, assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de parceria firmada entre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA e o Ministério do Esporte. Dessa forma, o Programa constitui um modelo de sucesso no campo das parcerias público-privadas e contribui para o desenvolvimento do País, combinando esporte, educação, saúde e cidadania.

O Centro de Desenvolvimento Esportivo, sede do Programa Bradesco Esportes e Educação, possui uma das mais modernas infraestruturas e recursos técnicos para a iniciação e o desenvolvimento esportivo de jovens nas modalidades vôlei e basquete.