Nossa história
Conheça a trajetória do ProgramaCom mais de 30 anos de existência, a Bradesco Esportes e Educação apoia o desenvolvimento de crianças e jovens por meio do esporte, nas modalidades vôlei e basquete feminino. É o primeiro programa esportivo e social do Brasil a receber recursos da Lei de Incentivo Fiscal – parceria firmada entre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e o Ministério do Esporte.
Todas as alunas do programa recebem uniforme, informações e orientações sobre cuidados pessoais, estresse, adolescência, prevenção ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, o que reitera o compromisso de fazer do esporte uma prática educativa e que contribui para uma vida saudável.
1987
O Programa teve início em 1987, na Universidade Metodista de Piracicaba, com uma equipe feminina adulta de basquete, juntamente com Núcleos de Formação da modalidade. Algum tempo depois, o Banco de Crédito Nacional (BCN) deixou de ser patrocinador para tornar-se mantenedor do time que recebeu o nome de BCN.
Nesse período, a equipe contava com atletas da Seleção Brasileira, como "Magic" Paula e Branca, que também auxiliavam nas atividades das Categorias de Base.
Em 1992, o Programa decidiu encerrar as atividades da equipe adulta de Basquete, permanecendo com as Categorias de Base, que continuaram brilhando nos campeonatos que participavam.
Em 1993, espelhado nos bons resultados obtidos com o Basquete, foi criado um time de Vôlei adulto, no Guarujá (SP), juntamente com Núcleos de Formação para meninas de 9 a 13 anos, chegando a atender até 800 crianças e jovens. Em parceria com a Prefeitura do Município, a equipe recebeu o nome de BCN Guarujá e contou com atletas renomadas, entre elas Isabel, Virna, Leila, Márcia Fu, Ida e Ana Flávia entre outras.
Em 1995, a equipe adulta de Basquete foi retomada e chegou à final do Campeonato Paulista, conquistando o título da Série A-2, o que garantiu o direito de disputar a Série Especial, na qual chegou à fase semifinal.
1993
Em 1993, é criada uma equipe adulta de vôlei, em Guarujá (SP). Com atletas renomadas, como Isabel, Virna, Leila, Márcia Fu, Ida e Ana Flávia, recebe o nome de BCN Guarujá. No mesmo ano, é criado o Núcleo de Formação para meninas de 9 a 13 anos, que chega a atender até 800 crianças e jovens.
1995
Em 1995, a equipe adulta de basquete ganha o Campeonato Paulista, conquistando o título da Série A-2, o que garante o direito de disputar a Série Especial e chegar à semifinal.
1996
Com a transferência para a cidade de Osasco, o programa passa ser chamado BCN Osasco.
1997
Após a aquisição do BCN pelo Bradesco, o programa ganha novas dimensões utilizando os conceitos de sustentabilidade aplicados pelo banco, que realiza trabalhos sociais há décadas com a Fundação Bradesco. Nesse período, os Núcleos de Formação são ampliados.
2000
A equipe adulta de basquete encerra as atividades. Com isso, a prioridade fica para os núcleos de formação e de especialistas.
2004
Em 2004, a marca BCN passou a ser chamada Finasa/Osasco. Sua nova dimensão acompanha a grandiosidade da organização mantenedora com uma estrutura completa de apoio.
Com uma série de temporadas vitoriosas e a conquista do bicampeonato Superliga pela equipe adulta de vôlei feminino, as atletas Fernanda Venturini, Mari, Érika, Valeskinha, Arlene e Bia são convocadas para a seleção brasileira para disputa dos Jogos Olímpicos de Atenas.
2008
As atletas Paula Pequeno, Jaqueline e Mari - que jogam pelo ADC/Finasa e foram reveladas pelo programa - são destaques na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em Pequim.
2009
A ADC/Finasa passa a ser chamada ADC Bradesco, com a nova denominação Bradesco Esportes e Educação. A história do programa traz uma perspectiva moderna na preparação física, esportiva e social, com uma proposta de formação no esporte a longo prazo.
Neste ano, são encerradas as atividades da equipe adulta de vôlei e o programa mantém o foco na formação esportiva - equipes de base - de crianças e jovens nas modalidades do voleibol e basquetebol feminino.
2010
A parceria com a Prefeitura Municipal de Osasco viabiliza a construção de uma sede própria, que permite ao programa oferecer melhores condições de treinamento, segurança e mais comodidade aos profissionais e as atletas.
2023
O programa encerra as atividades das equipes de vôlei e basquete no ano de 2023. Com isso, a prioridade fica para os núcleos de formação.